Mais notícias:
Home » , » TRE começa recadastramento biométrico dos eleitores de Embu das Artes em agosto!

TRE começa recadastramento biométrico dos eleitores de Embu das Artes em agosto!

Publicado por: Rudney Oliveira on quinta-feira, 18 de julho de 2013 | 13:42

O recadastramento biométrico obrigatório com os mais de 177 mil eleitores do município de Embu das Artes começa no dia 8 de Agosto e pode ser feito até o dia 28 de fevereiro de 2014. Acentral de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) será no Parque do Lago Francisco Rizzo (Rua Alberto Giosa, 320) e vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.

O eleitor precisa comprovar domicílio eleitoral e levar um documento de identificação válido em território nacional, como carteira de identidade ou CNH. [Clique aqui para mais informações].

Embu é a primeira cidade da região a iniciar a biometria, que começou em 2010. Até agora, no Estado de São Paulo quatro municípios já atualizaram o cadastro. A previsão é que todos os eleitores do Brasil estejam cadastrados nesta nova tecnologia até 2018.

O QUE É BIOMETRIA?
Tecnologia que permite identificar uma pessoa por meio de características biológicas exclusivas, como impressão digital, voz, formato do rosto e da mão, entre outras. Atualmente é utilizada como base para diversos sistemas de identificação por ser mais segura e não permitir fraudes (cada indivíduo possui uma única digital, timbre de voz, etc). No Brasil, a emissão de passaporte, carteira de identidade e o cadastro das Polícias Civil e Federal contam com sistemas biométricos.

A Justiça Eleitoral adotou essa técnica para reconhecer os eleitores na hora da votação através da identificação por meio das impressões digitais. A implantação será gradual até atingir 100% do eleitorado em 2018, conforme expectativa do Tribunal Superior Eleitoral. A principal vantagem do sistema biométrico é a segurança já que elimina a possibilidade de um indivíduo votar no lugar de outro, não haverá dúvidas quanto à identidade de cada eleitor.
Além da impressão digital, o novo sistema identificará o eleitor pela foto, que será impressa na folha de votação manuseada pelo mesário, a qual poderá recorrer para confirmação da identidade do eleitor. Esse processo, que aprimora o sistema eletrônico de votação, elimina a única etapa que ainda era feita de forma manual.

* com informações da Prefeitura de Embu das Artes e do TRE-SP
Compartilhe essa notícia :

Publicidade:



Dica do dia

Facebook

Mais lidas da semana

 
Modificado por: Cotia & Cia
CNPJ: 19.765.465/0001-61 É proibida a reprodução total ou parcial de todo o conteúdo do site, sem prévia autorização! Redação:cotiaecia@hotmail.com 11-9-7103-3249